No âmbito da Educação para a Cidadania e Desenvolvimento, nos domínios dos Direitos Humanos-Prevenção e Combate do Discurso do Ódio – e Instituições e da Participação Democrática, bem como no âmbito do Domínio de Articulação Curricular (DAC) – Os Media, os Direitos Humanos e a Paz, a turma do 10º J esteve envolvida num conjunto de ações que culminaram numa Campanha Movimento Contra o Discurso de Ódio no dia 07 de Junho.
No programa desse dia constaram três ações:
Ação 1: Biblioteca Humana em colaboração com a Divisão de Projetos Educativos da Câmara Municipal de Valongo. Na Biblioteca da Escola Básica e Secundária de Ermesinde com a participação de dois livros humanos procedeu-se à desconstrução da pessoa cega-ACAPO – e do racismo/xenofobia – POSTOS NOS IS.
Previamente os alunos/as pesquisaram nos media narrativas de discurso de ódio, fizeram as suas leituras em sala de aula ,construíram bandas desenhadas ilustrativas dessas narrativas opressivas e foram incentivados/as a refletir e a imaginarem a correspondente contranarrativa.
Ação 2: No campo de jogos da escola os alunos/as da turma formaram um coração humano sendo portadores da mensagem “Não ao Discurso do Ódio!”-acompanhada ao som de batuques e bombos.
Ação 3: A turma do 10º J transportou a mensagem e formou o coração humano no Parque Urbano de Ermesinde representando de forma simbólica a sua ação Contra o Discurso do Ódio.
As ações 2 e 3 basearam-se na campanha “No Hate” em que se pretende a desconstrução de estereótipos e narrativas de discurso do ódio, tendo como principal objetivo o combate ao discurso de ódio e à discriminação na sua expressão online, sabendo que O Discurso de Ódio engloba «todas as formas de expressão que propagam, incitam, promovem ou justificam o ódio racial, a xenofobia, a homofobia, o antissemitismo e outras formas de ódio baseadas na intolerância».
A atividade foi projetada para uma data próxima da que a Assembleia Geral da ONU proclamou como o Dia Internacional para Combater o Discurso de Ódio, com base na Estratégia e Plano de Ação da ONU sobre o Discurso de Ódio que reconhece a necessidade de combater a discriminação, a xenofobia e o discurso de ódio, e apela a todos os intervenientes relevantes, incluindo os Estados, para que intensifiquem os seus esforços para enfrentar este fenómeno, em conformidade com o direito internacional dos direitos humanos.
