Na sequência do projeto “Ciencia y Tecnología Educativas para Mejorar la Igualdad y la Movilidad”, dinamizado pelo Institut Escola Els Tres Pins de Vallromanes, da região de Barcelona, que envolveu mobilidades de docentes e de alunos durante este ano letivo, o AEE recebeu novamente dois docentes desta escola, entre os dias 26 a 28 de junho, no sentido de promover novas parcerias para os próximos anos letivos.
A experiência vivida durante as mobilidades dos colegas e alunos espanhóis foi enriquecedora para todos os envolvidos, pelo que ficou a vontade de construir uma parceria duradoura. Neste contexto, estes colegas visitaram todas as escolas do Agrupamento e participaram em reuniões com diversos docentes. No primeiro dia, após a receção na ESE e participação numa reunião introdutória, ocorreu a visita à EB2/3 DAFG, dinamizada pelo professor Mário Neves. Na terça-feira a comitiva foi recebida na EB1/JI da Gandra pela coordenadora Fernanda Moreira e pelo professor Bruno Reimão. O professor Jésus Gasco encantou alguns alunos, com uma pequena apresentação de “magia” com inspiração matemática. Foi, ainda, possível assistir a alguns momentos de aula e a ensaios para a festa de encerramento do ano letivo. Em seguida, fomos recebidos na EB1/JI de Sampaio, pela coordenadora, Sandra Fevereiro. que enquanto apresentava as instalações e colegas de trabalho, promoveu uma conversa profícua acerca do sistema educativo dos dois países, dos desafios que são colocados aos docentes, entre outros assuntos. De tarde, foram discutidas, com diversos docentes da ESE, hipóteses de projetos para mobilizar a participação de alunos portugueses e espanhóis. Na quarta-feira, o périplo pelas escolas encerrou com a visita à EB1/JI da Bela. A comitiva foi recebida pela coordenadora Sara Borges e por alunos do 1º ciclo que elaboraram cartazes e pintaram bandeiras. Após a visita a alguns espaços escolares e um convívio com os docentes, educadores da escola e com os professores bibliotecários, foi possível interagir com alguns alunos enquanto estavam na aula. Os docentes espanhóis foram presenteados com uma canção e estiveram disponíveis para responder às questões de diversos alunos (em Espanhol e Catalão).
Ficou patente durante as visitas e reuniões, a vontade de cimentar a parceria entre as escolas dos dois países, pelo que o próximo passo envolve o estudo de formas para materializar essa vontade em estratégias concretas de parceria.
