No dia 23 de março decorreu na sala “Ciência Viva” da DAFG, a apresentação de duas mobilidades integradas no projeto Erasmus + “Aprender e Partilhar, para uma escola mais Inclusiva e Inovadora”. Estas ações de disseminação foram dinamizadas pelos professores Bruno Reimão que se deslocou a Drachten (Países Baixos) e Mónica Mendes que se deslocou à Helsínquia (Finlândia).
Em ambas as mobilidades, os docentes do Agrupamento tiveram oportunidade de contactar com outros professores e conhecer melhor as particulariedades do sistema educativo dos países que os receberam. Existem várias diferenças entre os sistemas educativos destes dois países nórdicos e o português. No diálogo gerado durante as apresentações, foi possível perceber que estas diferenças não se limitam às melhores condições de trabalho para docentes e alunos. Envolvem aspetos mais complexos como: a seriação de alunos por QI, o papel dos alunos nas tarefas de manutenção de limpeza dos espaços escolares, a gestão de tarefas no contexto de sala de aula, a cooperação entre alunos de diferentes idades e as estratégias aplicadas em situações de indisciplina regular. Foi, ainda, possível quer na mobilidade do professor Bruno, quer na mobilidade da professora Mónica, a visita a espaços escolares para alunos de diferentes níveis etários e com percursos educativos distintos e interagir com alguns deles em atividades diversas. Estas experiências podem ser a base para novas práticas e abordagens educativas no nosso agrupamento.
As vivências Erasmus+ não se esgotam na componente escolar e são complementadas pela imersão na cultura dos países que recebem os nossos docentes. Assim, foram organizados momentos culturais e situações de convívio, que são fundamentais no fortalecimento de valores comuns. Tal como noutras situações de mobilidade, ambos os docentes apresentaram exemplos do trabalho que se faz no nosso agrupamento.
