Eco-Escolas é um programa internacional da Foundation for EnvironmentalEducation – Fundação de Educação Ambiental, desenvolvido em Portugal pela ABAE desde 1996.
Este programa é coordenado a nível internacional, nacional, regional e de escola, o que permite a convergência de objetivos, metodologias e critérios comuns que respeitam a especificidade de cada escola relativamente aos seus alunos e características do meio envolvente.
O acompanhamento e avaliação anual das atividades visa validar a qualidade do trabalho desenvolvido pela escola, através da atribuição simbólica de uma bandeira verde Eco-Escolas.
A metodologia deste programa baseia-se nos princípios da Agenda 21 local, de forma a garantir a participação das crianças e jovens na tomada de decisões, promover uma cidadania responsável e contribuir para uma escola e uma comunidade mais sustentáveis.
OBJETIVOS GERAIS
- encorajar ações, reconhecer e premiar o trabalho desenvolvido pela escola na melhoria do seu desempenho ambiental, gestão do espaço escolar e sensibilização da comunidade;
- estimular as ações de reduzir, reciclar e reutilizar resíduos produzidos por todos, quer na escola como na vivência do dia a dia.
EIXOS ESTRATÉGICOS DO PROJETO EDUCATIVO DO AEE, QUE PRESIDIRAM AOS OBJETIVOS
- EIXO ESTRATÉGICO 1 (E1): AÇÃO PEDAGÓGICA correspondente às exigências do perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória, à educação inclusiva e à autonomia e flexibilização curricular.
ÁREAS DE COMPETÊNCIAS DO PASEO CONSIDERADAS
F. Desenvolvimento pessoal e autonomia
G. Bem-estar, saúde e ambiente
NÍVEL DE EDUCAÇÃO / ENSINO
Ensino Básico e Secundário
PARCEIROS EXTERNOS
Câmara Municipal de Valongo
Junta de Freguesia de Ermesinde
Centro Social
Associação de Estudantes
Associação de Pais
DESTINATÁRIOS Comunidade Educativa

