Projeto/ClubeProfessores Dinamizadores
ACOLHER
Objetivos: Promover a integração dos alunos internacionais que frequentam o Agrupamento
Rosa Mary Manso / Ana Cláudia Cardoso.
AGENDA 21 ESCOLAR
Projeto de educação ambiental que se propõe atuar ao nível de:
– Apoio aos delegados ambientais no cumprimento das suas funções;
– Criação de estruturas para a recolha seletiva dos resíduos;
– Incentivo à redução dos consumos de papel, água e eletricidade.
– Sensibilização para as questões ligadas à preservação da natureza e a um desenvolvimento sustentável.
Objetivos: Desenvolver uma atitude interveniente na vida escolar; Incentivar o exercício de uma cidadania responsável; Promover a aquisição de valores inerentes a um desenvolvimento sustentável; Combater o desperdício; Promover a racionalização dos
consumos; Sensibilizar para as questões ligadas à preservação da natureza.
Isolina Pereira (coord.) / Maria do Céu Vasconcelos / Cláudia Ribeiro.
Cooperantes permanentes Comunidade escolar; Lipor, Sociedade Ponto Verde.
ARTE T
Pretende, através da Arte, a proximidade da Escola com a comunidade. Desenvolver projetos com os alunos de intervenção estética na comunidade e Desenvolver nos alunos aptidões artísticas nas diferentes expressões.
Objetivos: Desenvolver projetos com os alunos de intervenção estética na comunidade, Desenvolver nos alunos aptidões artísticas nas diferentes expressões.
Augusta Medeiros
CIÊNCIA VIVA
Contribuir para a literacia científica e tecnológica dos alunos e da comunidade educativa, incluindo famílias e restante comunidade local, proporcionando ambientes formais e não formais de aprendizagem que estimulem o entusiasmo pela ciência e pela aprendizagem ao longo da vida; contribuir para a modernização dos modelos e estratégias de ensino usados pelos professores, nomeadamente através da interdisciplinaridade, trabalho prático e experimental, contextualização do conhecimento e o desenvolvimento de competências científicas relevantes; promover a articulação entre o ensino formal e não formal, entre ciclos de escolaridade, entre disciplinas e entre escolas, gerando lógicas organizativas mais flexíveis; fomentar a abertura da Escola à comunidade local, através do incentivo ao estabelecimento de parcerias com instituições científicas e de ensino superior, autarquias, centros Ciência Viva, empresas com I&D, museus e outras instituições culturais; estimular a partilha de conhecimentos, experiências e boas práticas entre escolas de Agrupamentos diferentes.
Mónica Mendes (coord), Cláudia Ribeiro / Conceição Rosa / Paulo Torrado.
CLASS BAND
É um  projeto desenvolvido com os alunos do 1º ciclo, na área da música. 
Objetivos: Despertar o gosto pela música e fomentar o espírito de grupo 
Augusta Medeiros 
Cooperantes permanentes – Escola de Música New Concept Music ,professores do 4ºano. 
CLUBE DA SEGURANÇA
Promover uma cultura de segurança, através da realização de diferentes atividades e/ou ações. 
José Osório (coord.) / Júlia Portela / Mª João Roxo 
CLUBE DE LEITURA 
Objetivos: Promover o gosto pela leitura. 
Helena Fonseca (coord.) / Ana Paula Teles.
CLUBE DE TEATRO 
Objetivos: Promover a formação integral dos alunos. Melhorar a interação/integração escola – comunidade. Melhorar a comunicação. 
Rosa Mary Costa Manso.  
Cooperantes permanentes Ator Diogo Ferreira da Companhia de Teatro “Cabeças no ar e pés na Terra”. 
CLUBE DE PROGRAMAÇÃO E ROBÓTICA DA ESE – ROBOTESE  
Objetivos: desenvolver nos alunos o gosto pelas novas tecnologias da Engenharia, de uma forma participativa, estimulante e criativa, através da junção de áreas tão vastas e interessantes como a Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática.  
Paulo Monteiro (coord.) / Raúl Gonçalves / Celso Ferreira. 
CLUBE EUROPEU 
Objetivos: Fomentar o espírito europeu de cidadania ativa e transmiti-lo aos outros membros da comunidade escolar; Promover, com o recurso a parcerias (se possível), ações de dinamização tendentes a uma melhor informação sobre: A Europa (aspetos geográficos, históricos, culturais, económicos, etc.); As Instituições Europeias (estrutura, funcionamento, objetivos, etc.); Os Estados Membros da União Europeia e do Conselho da Europa (a vida política, social, cultural, etc.); O património cultural e natural da Europa; Os problemas com que se defronta a Europa contemporânea; Vantagens/ desvantagens da integração europeia; Promover o diálogo e debate sobre questões como: a sustentabilidade económica e social do modelo europeu; o euroceticismo; interdependência europeia e mundial, e a necessidade de cooperação entre os estados; a importância da participação política dos jovens; Contribuir para a criação do sentido de responsabilidade no que respeita à paz, aos direitos do homem e à defesa e conservação do ambiente e do património cultural; Fomentar a dimensão europeia da educação; Desenvolver atitudes no âmbito do empreendedorismo; 
Abel Oliveira.
CORO DA DAFG 
Objetivos: desenvolver nos alunos o gosto pela música. 
Hermínia Silva. 
DIREITOS HUMANOS / AMNISTIA INTERNACIONAL
Projeto de educação, intervenção e prevenção dos direitos humanos, reconhecido pela Secção Portuguesa da Amnistia Internacional como estrutura (Grupo de Estudantes da AI da ESE). 
Objetivos: Dar a conhecer e divulgar a Declaração Universal dos Direitos Humanos, sensibilizar a comunidade escolar para as questões relacionadas com a defesa dos Direitos Humanos, consciencializar para uma participação cívica mais ativa e empenhada dos jovens e promover atividades disciplinares, de transversalidade/ comunicação entre os ciclos do Agrupamento e, se possível, articulação com a comunidade e instituições locais. 
Alice Sanches (coord.) / Antónia Lopes / Joaquim Sousa.  
Cooperantes permanente Amnistia Internacional, docentes e alunos do agrupamento 
EDUTRANSFER
Analisam-se possibilidades de transferibilidade de práticas educativas promissoras entre instituições educativas, que tomam a aprendizagem através da resolução de problemas como método cooperativo. Busca-se encontrar formas mais concertadas de ação na educação, que envolvam diferentes stakeholders (pessoas/grupos interessados) e que contribuam para a redução do abandono da educação e formação. Assume também relevo a criação de espaços nas instituições educativas, onde jovens exerçam a sua cidadania e competências, essenciais para a melhoria das suas vidas.  
Objetivos: Contribuir para as escolas com conhecimento especializado na metodologia PBL – Problem Based Learning através da promoção de uma formação contínua acreditada a docentes; Acompanhar um grupo de jovens na criação de projetos no quadro da metodologia PBL, como forma de contribuir para o desenvolvimento de competências; Potenciar práticas educativas, em particular na educação para a cidadania; Construir um roteiro de recursos, práticas, estratégias e metodologias, entre instituições, que maximizem as suas práticas promissoras de combate à desafetação escolar.  
Mª Amélia Ferreira (coord.) 
Cooperantes permanentes Vários. 
 
EQAVET
(QUADRO DE REFERÊNCIA EUROPEU DE GARANTIA DA QUALIDADE PARA A EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO PROFISSIONAIS) permite documentar, desenvolver, monitorizar, avaliar e melhorar a eficiência da oferta do Agrupamento e a qualidade das práticas de gestão, implicando processos de monitorização regulares, envolvendo mecanismos de avaliação interna e externa, e relatórios de progresso, estabelecendo critérios de qualidade e evidenciando a importância dos indicadores de qualidade que suportam a avaliação, monitorização e garantia da qualidade.  
Olinda Bento (coord.) / Albina Almeida / Ana Mª Marinho. 
 
ERASMUS+  
Projeto Erasmus + KA1 – APRENDER A PARTILHAR PARA UMA ESCOLA MAIS INCLUSIVA E INOVADORA” 
Projeto Erasmus + KA2 – STEAM FOR ALL 
Projeto Erasmus + KA220 – QUALIFIED GENERATION WITH STEAM EDUCATION 
Projeto Erasmus + KA1 21 – CURSOS PROFISSIONAIS: VET 
Joaquim Sousa. 
Professores dinamizadores Vários. 
ESPAÇO MILAGE APRENDER+  
Objetivos: estimular e apoiar a realização das várias atividades propostas na app MILAGE Aprender+ que incorpora características de ramificação, com diferentes níveis de dificuldade de exercícios, para apoiar alunos com maiores dificuldades de aprendizagem assim como alunos mais avançados, incluindo  um esquema de autoavaliação e de avaliação pelos pares que visa estimular o trabalho autónomo do aluno. 
Raúl Gonçalves. 
Professores dinamizadores Vários. 
GECI
O Gabinete de Eventos, Comunicação e Imagem tem como objetivos construir soluções criativas de comunicação visual, através da captação, conceção, maquetização e produção de objetos gráficos bi e tridimensionais para suportes impressos ou para ecrã, bem como preparar a arte final para a impressão ou exibição. Diligencia, igualmente, a aprendizagem e utilização das mais diversas ferramentas digitais. 
Assegurar a gestão da informação na página web do agrupamento e criação e manutenção de suportes de comunicação e imagem intrainstitucionais.  
O GECI também promove iniciativas e atividades que fomentam o espírito identitário. 
Glória Neiva / António Sousa. 
Cooperantes permanentes Augusta Medeiros. 
JORNAL ESCOLAR AEEONLINE
O Jornal AEE online constitui-se como um veículo privilegiado de trabalho colaborativo ao servir como plataforma de integração, partilha e divulgação do que vai acontecendo na comunidade escolar. Promove a ligação entre os mais diversos elementos que constituem a comunidade educativa e fomenta o sentido de pertença. A criação/manutenção deste jornal e todo o trabalho implicado na elaboração e publicação de notícias pretende ser também um meio de aprendizagem das mais diversas ferramentas TIC.  
Objetivos: Criar condições favoráveis ao desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem; Incentivar o desenvolvimento de competências numa perspetiva de autonomia de formação ao longo da vida; Promover a utilização das TIC e da Internet, como ferramentas de acesso, produção e comunicação de informação e como recurso de aprendizagem; Estabelecer um plano de promoção sistematizada da literacia da leitura; Promover uma atitude interveniente na vida escolar; Incentivar uma cidadania responsável. 
António Sousa / Fernando Queirós.  
Cooperantes permanentes Comunidade educativa do AEE. 
PARLAMENTO DOS JOVENS
O programa Parlamento dos Jovens 2016 é da autoria da Assembleia da República e visa Estimular a capacidade de expressão e de argumentação; Educar para a participação cívica e política; Dar a conhecer a AR e as regras parlamentares; Incentivar a reflexão e a discussão; Promover o debate democrático e o respeito pelas regras da formação da decisão. 
Objetivos: Criar condições favoráveis ao desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem; Incentivar o desenvolvimento de competências numa perspetiva de autonomia de formação ao longo da vida; Desenvolver os valores de convivência social e participação democrática; Promover uma atitude interveniente na vida escolar; Incentivar uma cidadania responsável; Fomentar o respeito pelos princípios de convivência social. 
Arnaldo Madureira. 
PES (PROMOÇÃO E EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE) / VIDA E SAÚDE
É um espaço em que todos os membros da comunidade educativa trabalham, em conjunto, para proporcionar aos alunos, professores e funcionários, experiências e estruturas integradas e positivas que promovam e protejam a saúde. 
Objetivos: Incentivar uma cidadania responsável / Promover uma atitude interveniente na vida escolar /Fomentar o respeito pelos princípios de convivências social. 
Dinamizadores: Coordenadora de Educação para a Saúde, Ana Paula Guindeira, Equipa PES – Ana Paula Guindeira, Ana Ferreira, Equipa de Saúde Escolar da UCC de Ermesinde, Projeto Cuida-te, Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), Agentes da Escola Segura, programa de Prevenção e Intervenção Criminal na Comunidade Escolar, Programa “Acerca de Ti” e Associação para o Desenvolvimento Integrado da Cidade de Ermesinde, ADICE 
Cooperantes permanentes Comunidade Educativa do AAE. 
PROJETO AZULEJO 
Objetivos: Desenvolver a sensibilidade estética, a criatividade e a capacidade de expressão plástica. 
Madalena Fraga. 
PROJETO BOMBOS 
Objetivos: Promover o gosto e formação musical relativa a instrumentos de percussão tradicionais. 
Fernando Queirós. 
PROJETO “NO POUPAR ESTÁ O GANHO” 
Objetivos: Promover a educação financeira das crianças e jovens, contribuindo para a implementação da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania; Desenvolver hábitos de poupança; Promover o consumo responsável; 
Teresa Maia. 
Cooperantes permanentes Vários professores e Fundação Dr. António Cupertino de Miranda. 
 
SELF – “Secção Europeia de Língua Francesa”
Projeto de Cooperação entre os Ministérios da Educação Francesa e Portuguesa, no qual os alunos têm uma sensibilização 
à aprendizagem da Língua Francesa em disciplinas não linguísticas.  
Objetivos: Desenvolver o gosto pelas aprendizagens. 
Anabela Borges (coord.), Celso Ferreira, Eduardo Rodrigues, Helena Figueiredo, Joaquim Sousa. 
Cooperantes permanentes turmas A, D e F do 9ºano. 
UBUNTU 
Objetivos: Capacitar jovens enquanto agentes de transformação ao serviço das comunidades; Promover o diálogo entre e dentro das comunidades para a promoção da paz e construção da justiça, contribuindo para o desenvolvimento de sociedades mais inclusivas e resilientes; Desenvolver uma ética do cuidado, focada na empatia, atenção e responsabilidade 
António Machado (coord.) / Mª José Duarte Pinto.
VALORIZAÇÃO ESTÉTICA DOS ESPAÇOS ESCOLARES
Pretende-se desenvolver projetos de intervenção estética nos espaços escolares. 
Objetivos: Aumentar o grau de responsabilização dos alunos/formandos pelo seu sucesso. Desenvolver o gosto pelas aprendizagens. Melhorar a divulgação do trabalho do Agrupamento interna e externamente. 
Augusta Medeiros / Fernando Alves / Fernando Queirós.
CIDADANIA E DESENVOLVIMENTO

 Padlet Cidadania e Desenvolvimento
Teresa Maia