No dia 12 de novembro, a cantina da escola foi palco de uma reunião de sensibilização para a participação no maior evento de ativismo em Direitos Humanos proposto pela AI – Maratona de Cartas/Cartas de Solidariedade 2025. Participaram 18 alunos, de vários níveis de ensino, que integram, atualmente, a bolsa de ativistas da escola e se mostram empenhados em divulgar o Projeto DH e promover a sensibilização para ações concretas, nas salas de aula, entre 1 e 15 de dezembro de 2025.
Durante a reunião foram apresentadas ideias para atividades práticas, debates e materiais pedagógicos que irão apoiar os alunos ativistas na implementação do projeto.
A iniciativa pretende envolver toda a comunidade educativa, incentivando os alunos a refletirem sobre os desafios atuais e a assumirem um papel ativo na construção de uma sociedade mais justa e solidária.
A equipa organizadora desafia a comunidade escolar e cada turma, em particular, para a participação nesta causa, sob o lema: “Uma carta, uma assinatura, salva uma vida”
Visite o site https://www.amnistia.pt/maratona/#gref , conheça os casos e participe com o código do Agrupamento/ Escola Secundária de Ermesinde 4445-398.

