No âmbito das atividades promovidas pelo Projeto Escolar DH/AI e, também, EADH, no dia 16 de novembro de 2023, as turmas do 11.º J, do 11.º G, do 12.º G, do 12.º F e 12.º DCG, acompanhadas pelos professores, Júlia Correia, Alexandra Pinto, Ana Paula Costa, Helena Figueiredo, Nuno Abreu e Alice Sanches assistiram, no auditório da ESE a uma sessão dinamizada pelo Dr. Rui Sousa, em representação da EUROP DIRECT, sobre a temática da “União Europeia e as Migrações”.

Nesse dia celebrou-se o Dia Internacional da Tolerância, aprovado pela UNESCO, com o objetivo de promover o bem estar , o progresso e a liberdade de todos os cidadãos, assim como fomentar a tolerância, o respeito, o diálogo e a cooperação entre diferentes culturas, povos e civilizações.
A temática põe-nos à prova todos os dias, articulando-se com as aprendizagens essenciais das respetivas disciplinas e com a área de Cidadania e Desenvolvimento.
Na sessão abordaram-se os valores da União Europeia, destacando-se a Solidariedade, a Tolerância, o Humanismo que o projeto da União Europeia consigna, nomeadamente, no âmbito da política das migrações e do acolhimento aos migrantes. Destacou-se que 56% da ajuda humanitária no mundo está sob a égide da UE. Deram-se exemplos de situações de crise (catástrofes naturais ou humanas) e de como funciona a UE, dentro ou fora do seu espaço, e quais os mecanismos de ação rápida desencadeados pela Presidência da União Europeia. Suscitou-se a reflexão – será que estamos preparados a nível individual e social para a tolerância”? para o acolhimento, integração e inclusão? combater a exclusão e a discriminação? Problematizou-se a questão: mundo árabe/mundo Ocidental no acolhimento aos migrantes.
O orador relembrou o projeto subjacente à UE de Jean Monnet e de Robert Shumam. Se no passado foi possível unir povos que durante séculos lutaram entre si, por exemplo, a França e a Alemanha, num mesmo projeto, também, nós temos que acreditar que no presente, com vontade política, é possível fazer a Paz, e promover a tolerância.
Num mundo onde crescem os extremismos, e a democracia e a liberdade são postas à prova, “escolher um dos lados não é o caminho” para a PAZ.
No final, o Dr. Rui Sousa deu a conhecer alguns sites relacionados com as oportunidades que os jovens podem usufruir por serem cidadãos europeus.
