Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto – 27 de janeiro

Um apelo à consciência humana e um apelo à dignidade humana pois milhões de vítimas foram silenciadas por preconceitos que começaram com palavras e atitudes pequenas, mas que se tornaram monstruosas.

No Fórum Vallis Longus, em Valongo as turmas de Humanidades do 12.º F e 12.º G, acompanhadas pelas professoras Alexandra Pinto e Maria José Ferreira, a convite da CMV no âmbito do Projeto “Valongo, Cidade Educadora para os Direito Humanos” assistiram e participaram numa sessão alusiva ao Dia da Memória, que contou com a presença de Cookie Fischer, testemunha viva do Holocausto e que alerta “Pode voltar a acontecer” …

Cookie Fischer tem tido um papel determinante a divulgar a História e a memória do cônsul português, Aristides Sousa Mendes referindo “… eu estou aqui por Aristides, eu moro em Portugal por ele”.

Por isso, convidamos-vos a conhecer a história de Aristides de Souza Mendes… reconhecido internacionalmente por salvar cerca de 30.000 vidas durante o Holocausto e um “Justo entre as Nações” pela ONU.

Para que a História não se repita devemos lembrar, como afirmou ontem, dia 27 de janeiro, o Secretario Geral das Nações Unidas, António Guterres:

 “Devemos tomar posição – para honrar as vítimas do passado e prevenir novas atrocidades. Devemos repudiar o ódio e a injustiça onde quer que surjam. Devemos defender o direito de cada pessoa a viver livre do medo, com dignidade e em paz. Este é o fundamento das Nações Unidas.”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *