Erasmus +, o AEE no Chipre

No dia 6 de junho, decorreu no auditório da Escola Secundária de Ermesinde, a apresentação da última mobilidade integrada no projeto Erasmus + “Aprender e Partilhar, para uma escola mais Inclusiva e Inovadora”. Esta ação de disseminação foi dinamizada pela professora Daniela Martins que se deslocou a Nicósia, no Chipre, em março de 2023.

Esta mobilidade coincidiu com a deslocação de duas docentes espanholas à mesma escola, o que potenciou a partilha de experiências didáticas. A professora Daniela começou por destacar o envolvimento de toda a comunidade escolar na receção aos professores em mobilidade. Em seguida, fez um resumo das atividades em que participou. Assim, teve a oportunidade de assistir a aulas de diferentes disciplinas e níveis etários – Inglês, Matemática. Artes, Educação Física, Literatura e culinária, com alunos de idades compreendidas entre os 6 e os 12 anos; de fazer, em inglês, uma apresentação do Agrupamento de Escolas de Ermesinde; de participar numa troca de impressões e experiências com duas diretoras escolares e com uma supervisora da disciplina de Inglês; de observar momentos de integração de tecnologias digitais com metodologias de ensino mais tradicionais; de contactar com docentes e assistentes operacionais destacados para o acompanhamento de alunos com dificuldades cognitivas mais profundas; participar numa visita de estudo e nas comemorações do dia da Independência Grega. Durante a exploração destes momentos, a professora Daniela procurou ter sempre presente a contextualização da história recente do Chipre, nomeadamente a influência da cultura Turca e Grega na vida dos alunos e docentes.

Para além dos momentos mais estruturados de Jobshadowing, existiram outros contextos de interação cultural, destacando-se a visita a museus e a cidades próximas.

Esta sessão de disseminação foi, à semelhança das anteriores, uma possibilidade para todos os docentes presentes participarem num debate construtivo e amplo, onde foram analisadas estratégias e metodologias de ensino e gestão escolar, diferentes das portuguesas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *