No dia 17 de dezembro, a turma do 12.º DCG teve a oportunidade de participar numa visita guiada à exposição temporária Sonhos e Metamorfoses: o Surrealismo de Paula Rego, patente na Fundação Cupertino de Miranda, em Vila Nova de Famalicão.
Esta atividade constituiu um importante momento de motivação e consolidação das aprendizagens, enquadrando-se na abordagem dos conteúdos do Módulo 9 – “A Cultura do Cinema”, da disciplina de História da Cultura e das Artes, em particular no estudo da corrente artística do Surrealismo.
Para além do seu valor curricular, a visita revelou-se uma experiência profundamente enriquecedora, contribuindo para o desenvolvimento da sensibilidade estética, da criatividade artística, da curiosidade intelectual e do pensamento crítico dos alunos. A análise das obras de Paula Rego permitiu ainda uma articulação significativa com os domínios da Cidadania e Desenvolvimento, abordando temáticas éticas e socialmente desafiantes, nomeadamente os Direitos Humanos e, em especial, os direitos das mulheres.
O impacto da visita refletiu-se claramente nas opiniões dos alunos, que destacaram a força expressiva e a relevância social da obra da artista:
“As obras de Paula Rego são importantes porque ajudam a falar de problemas sociais reais, como o aborto, de forma direta e impactante. Através da arte, estes temas tornam-se visíveis e levam as pessoas a refletir.”
“Com a sua arte, Paula Rego dá voz a mulheres que muitas vezes não são ouvidas e faz as pessoas refletirem sobre este tema. Por isso, considero estas obras importantes não só pela dimensão artística, mas também pela mensagem que transmitem.”
“A visita permitiu-nos compreender melhor o que está por detrás das telas, tanto no processo criativo como na relação da artista com o contexto histórico e cultural.”
“O excerto do documentário Paula Rego: SecretsandStories ajudou-me a perceber melhor a artista e as suas obras, ao revelar as suas intenções e a forma como as suas experiências pessoais influenciam os temas e as emoções presentes nos seus trabalhos.”
Esta visita de estudo revelou-se, assim, um momento de aprendizagem significativa, onde a arte se afirmou como um poderoso instrumento de reflexão, expressão e consciência social.
Alice Sanches/Pedro Casal



