Encontro EADH – Escola Amiga dos Direitos Humanos

O Agrupamento de Escolas de Ermesinde, no âmbito do Projeto Escolar DH/AI, integrou, neste ano letivo, o programa EADH – Escola Amiga dos Direitos Humanos, que congrega um conjunto de 13 escolas a nível nacional.Foi organizado um Grupo de Ativistas representativo da Comunidade Escolar com o objetivo de implementar o Programa no Agrupamento: 33 alunos dos 9º, 10º, 11º e 12º anos, 4 docentes e 2 assistentes operacionais. Também os Pais/Encarregados de Educação e a Direção se mostraram disponíveis para colaborar.

No dia 20 de novembro, este Grupo de trabalho reuniu com a Dr.ª Luísa Marques, coordenadora nacional do Programa EADH. Este Encontro, que decorreu no Auditório do nosso Agrupamento, teve dois objetivos:

– iniciar as atividades do Grupo, com a apresentação do Programa e das suas prioridades;

– exploraras respostas do questionário sobre Direitos Humanos, elaborado pela Amnistia Internacional e aplicado a toda a comunidade escolar, no sentido de se delinear o plano de ação a implementar pelo Grupo no Agrupamento.

A Dr.ª Luísacomeçou por apresentar o Programa Escolas Amigas dos Direitos Humanos, cujos objetivos são capacitar os jovens e promover a participação ativa de todos os membros da comunidade escolar para integrar os valores e princípios dos direitos humanos em todas as áreas da vida da escola.

De seguida, partilhou os resultados do questionário para, em conjunto, serem definidas as prioridades a trabalhar pelo Grupo, no sentido de transformar o nosso Agrupamento numa escola amiga dos direitos humanos definida como: uma comunidade em que os direitos humanos são ensinados, aprendidos, respeitados, protegidos e promovidos; um espaço em que todos são encorajados a participar e onde a diversidade cultural é valorizada; um contexto educativo onde os valores e os princípios dos direitos humanos estão no centro da experiência de aprendizagem e presentes nas principais áreas da vida da escola.

No fim deste Encontro, e com o intuito de marcar o início das atividades, foi realizada uma pequena cerimónia pela Paz, na qual se acenderam velas e se cantou a música “Imagine” de John Lennon.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *