Miúdos a Votos: quais os livros mais fixes?

É uma iniciativa da Rede de Bibliotecas Escolares e da VISÃO Júnior, que promove simultaneamente a leitura e a cidadania, na qual os alunos são chamados a elegerem os livros que mais gostaram de ler.

No ano letivo anterior foi uma atividade muito participada, sendo uma das mais referidas pelos alunos nos inquéritos de avaliação de Cidadania e Desenvolvimento.

A lista final nacional dos livros que irão estar em votação este ano, por cada ciclo/nível de ensino já é conhecida (ver documentos anexos).

A partir de 1 de fevereiro até 3 de março os alunos poderão fazer campanha eleitoral por estes livros de diversas formas:  

  • através de sessões de esclarecimento com a turma, ou com várias turmas; 
  • realizando comícios em locais públicos da escola; 
  • promovendo debates entre os apoiantes de vários livros; 
  • criando materiais de propaganda, como cartazes, autocolantes, pins ou folhetos; 
  • realizando vídeos; 
  • produzindo peças de teatro, músicas, danças; 
  • utilizando as redes sociais e os meios digitais ao seu alcance. 
  • poderão também criar tempos de antena de rádio (podcast), que serão transmitidos pela Rádio Miúdos e por outras estações de rádio.

Os materiais produzidos deverão ser enviados para o SBE: bibliotecas@aeermesinde.net, para serem publicados nas redes sociais e enviados para a Rádio Miúdos.

No dia 7 de março serão as eleições. A votação será presencial e haverá um

urna de voto por cada ciclo/ nível de ensino,  preferencialmente na biblioteca escolar ou noutro local de fácil acesso. Serão constituídos grupos de alunos que acompanharão a votação, estando presentes nas mesas de voto,tal como acontece numas eleições políticas. Será assegurada a rotatividade destes elementos ao longo do dia, para não prejudicar a frequência das aulas dos alunos participantes.

Solicitamos a vossa colaboração no sentido de promoverem a participação dos alunos nesta iniciativa, no âmbito ou em articulação com a disciplina/área de Cidadania e Desenvolvimento.

Esta atividade promove a leitura e também a cidadania ativa, uma vez que é dada a possibilidade aos alunos, através de uma eleição realizada em todas as escolas, de votarem no livro de que mais gostam, replicando os procedimentos e as normas de uma eleição real.

Em nome das duas equipas envolvidas no projeto, agradeço a vossa colaboração. 

A Equipa do Serviço de Bibliotecas Escolares

A Equipa de Coordenação de Educação para a Cidadania

Lista final nacional dos livros que irão estar em votação este ano:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *